História

A Prefeitura do Aracati em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/CE realizarão o 2º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati.

 

O festival acontece entre os dias 15 e 17 de novembro na Rua Coronel Alexanzito (Rua Grande) e espera um público aproximado de 6.000 pessoas nos três dias, entre: empreendedores, artesãos, artistas, visitantes, moradores e turistas; circulando pelo centro histórico do Aracati. Esta parceria deve trazer para a edição deste ano 15 jornalistas e 15 operadores especializados em turismo, que além de conhecerem o festival, visitam as praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Majorlândia e o restante do sítio histórico do município, aí se incluindo as suas igrejas de estilo barroco.

 

O prefeito Bismarck Maia explicou o seu compromisso em promover o turismo no Ceará, lembrando que no início, apenas as praias eram divulgadas, mas com o aumento dos investimentos em infraestrutura e equipamentos, como a criação do Centro de Eventos do Ceará, o estado do Ceará foi se firmando cada vez mais no cenário nacional dos grandes eventos. “No Ceará o povo é hospitaleiro, temos praias maravilhosas, mas precisamos de tudo bem feito de infraestrutura e também valorizar e preservar nosso patrimônio histórico e a natureza. No Aracati as pessoas estão acreditando que nossa cidade pode ficar muito mais bonita e atrativa, eventos como o festival, e mesmo o sonho acalentado de aqui ter um Centro de Eventos, nos move”, concluiu Bismarck Maia.

 

Em 2017, na primeira edição do festival, foram 14 stands, além de algumas casas com vendas e exposições. Esse ano serão 26 stands, mais algumas casas da rua histórica interagindo.. A Rua Grande se prepara para ser um grande palco dos mais diversos artistas locais e da gastronomia regional.

 

O evento será composto com os seguintes espaços: Arena Gastronômica Aracati, Arena Gastronômica Rota das Falésias, Arena do Artesanato, Oficinas Gastronômicas, Espaço Institucional, Espaço da Agricultura Familiar, Atrações Culturais, Espaço Kids, Espaço Minha Casa de Portas Abertas, Capacitações e consultorias preparatórias.

 

GermanoBluhm, assessor da diretoria do Sebrae/CE, informou que a primeira edição do festival foi um grande sucesso. “Ele nasceu para movimentar a cidade, mover os artistas, os empresários e em cada edição é importante trazer novidades para criar expectativa e tornar sempre o evento mais atrativo”, explicou. O foco da segunda edição é uma interação maior dos moradores e suas casas no evento, seja com exposições ou com vendas.

 

Segundo Denise Pontes, Secretária de Turismo e Cultura, o festival foi pensado o ano inteiro e a grande procura e interesse dos participantes demonstra que ele vai se consolidar nacionalmente. “O festival gastronômico já nasceu com uma proposta do prefeito Bismarck Maia de revitalização da Rua Grande, de ocupação de espaços públicos. A primeira edição foi um sucesso e essa tende a superar as expectativas que, com a abertura do nosso Aeroporto para voos comerciais e a integração do evento com nossas potencialidades naturais, hão de intensificar o turismo local, gerando emprego e renda”, completa a gestora de turismo e cultura do município.

 

Dentre as atrações culturais destacamos o cortejo de bonecos gigantes do mestre Helio Santos, as tradicionais danças populares, o Festival de Repentistas e a oficina de incentivo à leitura para crianças. Na parte gastronômica teremos o espetinho de lagosta, sushi, a tradicional moqueca de arraia e muito mais!

 

Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati

De 15 a 17 de Novembro das 18 às 00h

Local: Rua Coronel Alexanzito, Aracati

Evento Gratuito