História

Vai receber os amigos em sua casa? Que tal preparar uma clássica e tradicional mesa de café mineira? Seja você mineiro ou não, vale saber como montar uma mesa com iguarias desse estado.
1) Bolo de fubá – o bolo preferido das avós mineiras é o de fubá. Com opção cremosa, de milho ou coco ele vai bem com um café ou até suco.

2) Broinha de fubá – Pequena e deliciosa a broinha de fubá é aerosa e fofinha. Diferente do bolo, ela leva erva doce e pode ser recheada com goiabada ou queijo. Vai do gosto de cada um, mas a sua versão tradicional agrada a gregos e troianos.

3) Queijo com goiabada – Conhecido também como Romeu e Julieta, a combinação surgiu no tempo colonial. Leve esse nome por remeter a duas pessoas diferentes, que na teoria não combinam, mas que fazem o casal perfeito, a junção perfeita entre o doce e o salgado.

4) Pão de queijo – Popularmente conhecido em Minas Gerais nos anos 50, o quitute queridinho, que pode variar o tipo de queijo utilizado, é essencial na mesa de café dos mineiros.

5) Doce de leite – A principal referência nacional do doce de leite é Minas Gerais. Seja ele puro, no canudinho, churros, bolo ou cupcake, quanto mais artesanal melhor. E nisso o mineiro tem excelência.

6) Pé de moleque – Tradicionalmente feito com rapadura e amendoim torrado, o doce chegou ao Brasil no século XVI, com o cultivo da cana-de-açúcar.

7) Biscoito de polvilho – Seja ele de queijo, ervas ou tradicional, o polvilho é facilmente encontrado em supermercados e padarias. Optar por uma versão mais artesanal é sem erro! Os de padaria são deliciosos e podem ter formatos diferente.

8) Café coado com rapadura – O cafezinho é sinônimo de se reunir e bater um papo, aproximando as pessoas ao redor da mesa. O café coado é feito a moda antiga, com coador de pano e adoçado com rapadura.

9) Queijo minas – Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o Queijo Minas é o queijo mais consumido no Brasil. Vai bem com um pãozinho, goiabada ou até puro. Do café ao jantar.
Sejam eles de Minas Gerais, de outro estado ou até outro país, esses pratos são indispensáveis para a mesa mineira. Rende momentos bem agradáveis. É para caprichar e receber os amigos para uma boa prosa!