Área destinada à demonstração ao vivo de produção, preparo e venda de receitas diferenciadas dos chefs convidados.

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Sábado, 10/11, às 15h: Chef Edilberto Costa, UniFanor(Fortaleza,CE)

Receita: Ragu de Ossobuco com polenta trufada, do Chef Edilberto Costa da UniFanor(Fortaleza,CE)

Professor de gastronomia na graduação e Pós Graduação da Unifanor Wyden, sommelier Internacional Certificado pela Fisar IWTO, Graduado e Pós Graduado em Gastronomia, Pós Graduando em Cozinha Autoral pela PUC-RS e Mestrando em Gestão de Negócios Turisticos pela UECE.

Sábado, 10/11, às 17h: Ruth de Almeida, Raízes Gastronômicas, Palmas (TO)

Receita: União de dois povos (arroz calunga e peixe indigena)

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio no Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais analfabetos que comandaram uma família de nove irmãos. O pai (Laurenco Almeida) era pescador e a mãe (Maria José de Sousa Almeida) – que apesar do pouco estudo e condições financeiras tinha um dom empresarial natural – vendia os peixes ou os trocava em outros produtos para consumo familiar. A mãe era apaixonada por culinária e já ensinava os dons para filha Ruth Almeida desde criança. Ainda adolescente, Ruth Almeida começou a cozinhar para fazendeiros da região com os produtos colhidos na própria roça. No ano de 1991, Ruth Almeida decidiu partir para Palmas. Montou um barraco de lona na região Sul da Capital e começou a trabalhar como doméstica, como lavadeira, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas, serviços gerais e cozinheira em hotéis da Capital. Até que um dia, ela descobriu na internet inscrições para o programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT. Dentre milhares de inscrições, Ruth foi escolhida para participar do programa e garantiu a segunda colocação, com opções de pratos que valorizaram a culinária brasileira, nortista e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier como uma “cozinha de amor”. Foi aí que Ruth Almeida decidiu criar garra e abrir o seu próprio restaurante – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, com produtos do pequeno produtor.

Sábado, 10/11, às 18h30: Juliana Moura, Plano B, Tiradentes (MG)

Receita: Caldo de milho com caranguejo ao perfume de coco, capim santo e gengibre.

Juliana é, antes de tudo, uma apaixonada por comida. Descendente de italianos e mineiros, desde pequena foi habituada a mesas fartas e aos ricos sabores de ambas as terras. Após uma breve carreira como modelo e alguns períodos no curso de Comunicação Social da PUC-RJ, se rendeu à sua antiga paixão, e ingressou no curso de Gastronomia na Alain Ducasse Formation. Atualmente é proprietária da Pousada Casa das Fontes, em Tiradentes, e sócia e Chef do restaurante Plano B, onde trouxe à vida o conceito de cozinha do mundo, com um menu que viaja por diversos países e sabores.

Domingo, 11/11, às 13h: Nathalie Passos, Naturalie Bistrô, Rio de Janeiro (RJ)

Receita: Salpicão de grão de bico vegano

A chef Nathalie Passos, formada em gastronomia pela Universidade Estácio de Sá e com especialização em culinária vegetariana na conceituada Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts de NY, já acumulada bastante experiência.  Durante o ano de estudo em Nova Iorque, Nathalie estagiou nos mais importantes restaurantes do segmento, como Dirty Candy, da chef Amanda Cohen, Pure Food and Wine, referência em culinária crua,   One Lucky Duck, Green Table e The Ravens.

Domingo, 11/11, às 16h30: Deocleciano Brito, Rio Branco (AC)

Receita: Paella acreana do chef

O chef Deocleciano Brito é consultor técnico em panificação, confeitaria e gastronomia, e atua na área de alimentos há 28 anos. Fez parte do corpo de profissionais do SENAI durante 12 anos, onde atuou como coordenador e consultor técnico. Vencedor do Prêmio Dólmã Nacional, que resultou em sua indicação como embaixador gastronômico do estado do Acre.